terça-feira, 5 de outubro de 2010

A revolução francesa

Saudações pra quem já viu e pra quem ainda vai ver.
Estou postando algumas informações sobre a REVOLUÇÃO FRANCESA pra quem for fazer alguma prova ou só curiosidade pela história, são fatos e grupos citados como principais nesta revolução que particularmente eu gosto muito.


A Bastilha I


          Quem lançou o primeiro apelo para que se marchasse sobre a Bastilha?
Os historiadores costumam atribuir essa atitude do jovem Camilo Desmoulins, então um obscuro jornalista. Mas nem Desmoulins um dos oradores que exortava ardentemente o povo a lutar pela liberdade, nem qualquer outro homem político burguês dirigiu, nem poderia dirigir, a ação do povo. Nessa insurreição popular, o instinto revolucionário das massas revelou-se mais justo do que todas as tentativas de direção da parte dos burgueses.

Constitucionais, Girondinos, Jacobinos, Enraivecidos e Iguais


Os Constitucionais:


           Traduzindo os interesses da grande burguesia, os liberais modernos ou constitucionais romperam com a burguesia democrática em 1790, quando de uma cisão no Clube dos Jacobinos. Datam do período de liderança dos constitucionais a ¨Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão¨ e a ¨Constituição de 1791¨. Enquanto na primeira a propriedade é consagrada e a igualdade é apenas formal, porque ¨perante a lei¨, a Constituição estabelece uma monarquia constitucional, tendo o Rei veto suspensivo. Aprova, também, a famosa ¨Lei Le Chapelier¨ que proibia os operários de fazerem greve ou ingressarem em associações de classe.

Os Girondinos:


          Os girondinos, originalmente, integraram o Clube dos jacobinos e tornaram dissidentes ao acompanharem Jacques-Pierre Brissot na divergência deste com o radical Robespierre. Este grupo, por contar com um elenco de representantes do Departamento de Gironda, passou para a história da revolução como girondinos.
          Revelaram-se impotentes para combater a contra-revolução e, de outra parte, passaram a utilizar a guerra contra o inimigo externo para destruir as massa revolucionárias, sob a liderança dos jacobinos o que fica perfeitamente claro num depoimento de Roland: ¨Temos que enviar milhares de homens de Paris para as fronteiras; dar-lhes-emos armas e os mandaremos tão longe que quanto seus pés os os puderem levar. Do contrário, retornariam e nos degolariam¨.
          O que pretendiam os girondinos, com tais medidas, era livrar-se da permanente ameaça dos elementos mais revolucionários, ou seja, os chamados ¨sancullotes¨.
          Após violenta luta politica com os jacobinos na Convenção, foram os girondinos derrotados pelos acontecimentos de 31 de maio a 2 de Junho de 1793, quando o poder da França passou para as mãos dos liderados de Robespierre. 


continua...

Fonte: A Revolução Francesa
            Da queda da Bastilha ao 9 de Thermidor
            Autor: Joaquim Felizardo
            Editora: LPM


Lembrando que são apenas informações básicas, nomes datas e fontes são confiáveis, serve para início de pesquisa. Valeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário